A capital do Camboja pode parecer um eloquente roteiro de viagem, mas longe do que imagina, o lugar é incrível e tem muito a oferecer aos turistas, que buscam em Phnom Penh muita cultura e tradição. Depois do império Khmer os franceses dominaram a área e construíram largas avenidas as margens do rio, com parques, restaurantes e bares. Dias de imersão e lindas paisagens esperam por você.
ONDE ir
PHNOM PENH
- Royal Palace
- Silver Pagoda
- Museu nacional
- Mercado Central
- Night Market
- Killing Fields of Choeung Ek
- Central Market e Night Market
ONDE ficar
PHNOM PENH
- Área SUL: BKK1 e Tonle Bassac tem bons hotéis, com opções mais novas e modernas.
- Área NORTE, próxima ao Wat Phnom, é bem agitada durante o dia e mais sossegada à noite, mas de lá se chega rapidamente ao centro.
- Área Central tem preços mais elevados, mas o maior custo benefício nesse caso. Para quem gosta de caminhar, no Centro você consegue fazer muita coisa a pé.
O QUE fazer
PHNOM PENH
- Royal Palace: é uma das residências do Rei do Camboja e, quando ele está no Palácio, a bandeira real azul é hasteada. São quatro portões, o oeste era usado para a passagem de prisioneiros condenados à morte. Já o portão sul é o que dá acesso ao público para a Silver Pagoda.
- Silver Pagoda: fica ao lado do Palácio Real, onde está o Emmerald Buddha, que na verdade é de cristal.
- Museu nacional: é o maior museu histórico e arqueológico do país. A construção é no estilo Khmer e contem milhares de exposições divididas por época, desde a era pré-histórica, passando pelo pré-Angkor, Angkor e pós Angkor.
- Monumento da Independência: é o ponto central da cidade. Ele representa a libertação do Camboja da colonização francesa e também serve de encontro para as atuais manifestações. O melhor é a noite quando fica todo iluminado.
- Mercado Central: não tem nenhum tipo de gastronomia, mas muita variedade de souvenirs. A arquitetura do local é em estilo Art Deco da década de 30.
- Killing Fields of Choeung Ek: esse é o museu que conta a história da dominação do império Khmer. Um tanto aterrorizante, mas histórico.
- Night Market: é o mercado da gastronomia. Abre às 17h com boas e muitas opções de comida. Garantia de qualidade e muita coisa barata.
NOSSAS dicas
PHNOM PENH
- Em Camboja vale a mesma regra dos templos em geral. Esteja vestido com roupas que cubram os joelhos e ombros. Não adianta usar um lenço, eles só deixam entrar com blusa de manga.
- No Silver Pagoda os murais não estão bem preservados, mas lembram um pouco o Grand Palace, um dos templos mais famosos da Tailândia.
- O Camboja se orgulha de uma dança típica, a Apsara and Traditional Khmer. O show acontece no Museu Nacional nas segundas, quartas e aos fins de semana.
- A noite de Phnom Penh é alucinante. Cheio de bares descolados, música cambojana ao vivo, além de restaurantes tradicionais e uma boa comida de rua. São oferecidos drinks, cervejas e vai madrugada a dentro.
- No verão o calor é absurdo. Por isso até os bares e cafés oferecem piscinas para se refrescar.
- Aqui tem os famosos Tuk Tuk. São uma boa opção e barata de se locomover pela cidade.