Berlim não é nenhuma cidade que encanta os turistas logo de cara, mas seu charme é rapidamente descoberto. A capital alemã traz mais que história, boa cerveja e ótima culinária.
ONDE ir
BERLIM
- Portão de Brandenburg
- Parlamento Alemão
- Bairro Judeu
- Cemitério Judaico
- Beco Haus Schwarzenberg
- Ilha dos Museus
- Catedral
- Universidade Humboldt
- Muro de Berlim
- Memorial do Holcausto
ONDE ficar
BERLIM
- O bairro Mitte é o mais central de todos, e fica pertinho da maioria das atrações de Berlim. E há opções interessantes de restaurantes típicos alemães. Onde fica o Memorial do Holocausto e o Portão de Brandenburgo.
- O Biergarten fica do ladinho do Mitte, tem parque e também o prédio do Parlamento. Com boas redes de hotéis.
- N 3º e 4º arrondissement, o Le Marais, você também encontra uma vida noturna mais agitada, com bares, restaurantes e feirinhas.
- Prenzlauer Beg é o bairro dos restaurantes e bares. Pertinho do memorial do Muro de Berlim também tem o mercado de pulgas e de fácil acesso a região central.
- O Friedrichshain é um dos queridinhos dos jovens, com bares mais descolados e a vida noturna bem agitada. E também é onde fica a maior galeria a céu aberto do mundo.
O QUE fazer
BERLIM
- A universidade Humbolt é um antigo palácio, depois do passeio não deixe de ir à Bebelplatz, o memorial dos livros queimados. Onde foi o cenário da censura nazista.
- O Portão de Brandenburg sobreviveu à duas guerras e tem uma grande importância para os alemães.
- O Muro de Berlimn concentra um trecho do muro conservado e também a maior galeria de arte a céu aberto do mundo, viva a história.
- A avenida Wilhelmstr concentra um antigo prédio nazista e de outro lado o período comunista.
- Para os amantes de compras, a Kurfürstendamm leva os turistas a grandes marcas e lojas tradicionais.
NOSSAS dicas
BERLIM
- Preste atenção no chão. Em cada rua você pode observar as marcações que indicam a separação entre a Alemanha Ocidental e Oriental.
- Se você quer ver bem de perto os horrores do nazismo tem o roteiro sobre o assunto, com visita aos bunkers, sede da SS e Gestapo e também o museu do nazismo.
- Do muro de Berlim você consegue ter uma noção real e estrutural da Berlim comunista e nazista. A diferença arquitetônica está bem presente.
- Passeios de bicicleta são bem-vindos e divertidos quando feitos em grupo.
- Quer curtir além dos pontos turísticos de Berlim, vá ao bairro Kreuzberg. Noitadas são o ponto forte de Kreuzberg, além de um bairro multicultural e colorido.
- Usar o transporte público é fácil e super organizado.