A “suíça brasileira” agrada em todos os quesitos e tem atrações durante todo o ano. Do Natal Luz ao Festival de Cinema, inverno ou verão, aqui sempre há boa gastronomia e uma infinidade de passeios e paisagens de tirar o fôlego. Na serra gaúcha, a cidade é a dona dos jardins de hortênsias, cantinas charmosas e do mais delicioso chocolate. A arquitetura encanta e você se sente dentro da Europa, romântica e acolhedora.
ONDE ir
GRAMADO
- Natal Luz
- Festival de Cinema
- Casas de chocolate
- Mini Mundo
- Lago Negro
- Rua Coberta
- Parque Caracol
- Canela – Catedral de Pedra
ONDE ficar
GRAMADO
- Centro: é importante para quem está sem carro e que pretende conhecer a cidade a pé ou com transporte público priorizar a localização centro da cidade. Porque assim você poderá fazer aos restaurantes e lojas a pé. De preferência para as hospedagens na av. Borges de Medeiros é o eixo onde tudo acontece.
- Proximidades da rodoviária: há boas opções e com diárias mais em conta para quem estiver de carro, ou vai alugar um. Ou para aqueles que já tem programação com transfer.
- Arredores: fora do Centro você vai encontrar resorts luxuosos e também outras opções no Lago Negro e próximo a demais atrações.
- Canela: é a um pulinho de Gramado, Canela oferece uma rede hoteleira nova e com bons preços. A cidade é mais calma e oferece bastante opção. Mas é preciso ter em mente que as atrações não ficam ali.
O QUE fazer
GRAMADO
- Natal Luz: é uma das grandes atrações de Gramado. As ruas ficam decoradas de enfeites e luzes, que lembram o clima do Natal europeu. A programação inclui shows, desfiles, fogos de artificio, espetáculos com corais 1e muita magia de Natal. É atração para todas as idades.
- Festival de Cinema: acontece em agosto/setembro e atrai nomes da cinematografia brasileira, são diretores, atores e atrizes que desfilam no tapete vermelho. É aqui o momento de acompanhar as mais esperadas novidades que vão pintas nas telinhas.
- Casas de chocolate: são inúmeras e cada uma faz parte das principais atrações de Gramado. Se não bastasse o inebriante sabor, tem o cheiro que inunda a cidade e é mais do que convidativo para uma degustação e conhecer a mistura de sabores e segredos do chocolate.
- Mini mundo: é uma espécie de museu a céu aberto. São réplicas de construções de todo o mundo 24 vezes menores que as construções reais e impressionam pela perfeição de detalhes. É um lugar pra adultos e crianças, que já é uma das atrações mais populares de Gramado.
- Lago Negro: é um cartão postal. As arvores foram trazidas da Alemanha, mais precisamente da Floresta Negra, explica o nome do parque. Aqui o famoso pedalinho ou as caminhadas a beira do lago que trazem charme ao lugar
- Parque do Caracol: é o parque que tem a maior cachoeira do Rio Grande do Sul. A Cascata do Caracol é a maior atração, com seus 131 metros de altura. O passeio é de contemplação e é uma boa oportunidade para realizar uma atividade em meio à natureza, com ar puro e ter a oportunidade de se deslumbrar com a vista. Dentro do elevador panorâmico ou descer os 927 degraus, com paradas nos mirantes que levam até aos pés da queda d’água.
- Rua Coberta: é o palco e muitos eventos que animam a cidade. São inúmeros cafés, bristrôs, lojinhas de artesanato que podem muito bem ser só palco de uma caminhada noturna. Ou para degustar da incrível gastronomia da cidade, aquele delicioso fondue ou um vinho que é marca registrada do Rio Grande do Sul.
- Snowland: se faltava neve pra Gramado ganhar o título de “suíça brasileira”, não precisa mais, um parque de neve artificial indoor trouxe esportes de inverno à cidade. É o snowland, gélido e uma atração para todas as idades.
NOSSAS dicas
GRAMADO
- Em maio tem a Festa da Colônia, em fevereiro o Gramado in Concert e ainda em setembro o evento de cultura e gastronomia. Não dá pra perder nenhuma atração da cidade.
- Os museus enlouquecem anda os amantes de carros: Hollywood Dream Cars, o Super Carros, o Dreamland Museu de Cera e o Harley Motor Show. Já as crianças sossegam com o Gramadozoo.
- Para quem busca mais adrenalina, o Parque da Serra oferece passeio de Bondinhos, uma atração divertida e com uma vista incrível da Cascata do Caracol.
- E não para por aí. Toda a região da Serra Gaúcha é mágica. Não deixe de ir até Canela e tirar lindas fotos na Igreja de Pedra. Ou dar um pulo em Bento Gonçalves e conhecer as inúmeras vinícolas da região.
- A região da serra gaúcha, mas propriamente Gramado também tem preços europeus. Mas a dica é se programar com antecedência, comprar passagem, reservar a hospedagem e os passeios. Quando chegar lá é só curtir!