Pertinho de Quebec está a encantadora ilha de Montreal, que leva esse nome por conta do relevo. É lá que você vai ter uma mistura de sensações. A cidade pode ser provinciana, porque as ruas de pedras arredondadas dão um charme inigualável e representa as duas almas do Canada, a inglesa e a francesa.
ONDE ir
MONTREAL
- Ville Souterraine
- Basilique Notre Dame
- Boulevard Saint Laurent
- Schwart’s
- Parc Mont Royal
- Parque Olímpico
ONDE ficar
MONTREAL
- Ville Marie – é um bairro charmoso e que o mais central para chegar até as principais atrações.
- Vieux Montreal – é a parte mais antiga da cidade e parece ser o cenário de um filme. Pertinho da Basilique Notre Dame.
- Centre Ville – se for ficar na região central da cidade, escolha a rua St Catherine, é ela que vai te levar até os pontos turísticos da cidade.
- Quartier Latin e a Gay Village – é uma opção barata e não tão distante. Talvez um pouco decadente, mas com preços atraentes.
- Plateau du Mont Royal – é bem menos procurado, mais calmo, autêntico e menos turístico. Mas é onde estão os “nativos” de Montreal.
O QUE fazer
MONTREAL
- Ville Souterraine – são tuneis conectados com ao metro, com lojas, restaurantes e várias atrações que os moradores e turistas aproveitam enquanto a neve cai lá fora durante seis meses do ano.
- Basilique Notre Dame – em estilo gótico ela é uma obra de arte por fora e uma joia no interior. A Aura são mais de mil estrelas em ouro que formam uma constelação no teto azulado. Depois siga para a rua St Paul que tem lojinhas com souvenir, restaurantes cafés e bares. Se quiser esticar, a Place de Jacques Cartier é o point de Montreal. Logo ali passe pelo imperdível porto onde ocorrem festivais o ano todo.
- Park Mont Royal – que oferece uma vista panorâmica da cidade. Ali mesmo visite o oratório de Saint Joseph. Ele é gigantesco. Tem jardim, museu exposições de arte. Mas é o exterior que vale a pena.
- Mas não deixe de ir ao mercado Jean Talon. Surpresas de aromas e sabores que aguçam qualquer paladar.
- Parque Olímpico – é um complexo que rende um passeio de um dia inteirinho. Depois das Olimpíadas o espaço se tornou um parque que tem diversas atrações. Torre Montreal é a torre inclinada mais alta do mundo. O planetário, um lindíssimo jardim botânico e uma atração para as crianças, a Biôdome.
- Vieux Montreal – região antiga da cidade que concentra vários pontos turísticos. Com ruas elegantes, prédios históricos e lojinhas atrativas, restaurantes com as mesas na calçada. Gaste bastante tempo aqui.
NOSSAS dicas
MONTREAL
- Se for no inverno prepare-se para uma paisagem branca e gélida. Com ambientes com calefação e ótimos restaurantes. E claro, pistas de ski. Se preferir a primavera você não irá se arrepender. Uma mistura de neve e calor. E o espetáculo do degelo.
- As temperaturas em Montreal no inverno chegam a - 40º, então vá se acostumando em mesmo assim ver os nativos fazendo atividades ao ar livre. A mais encantadora é a patinação no gelo.
- Independente da época do ano que você vá a Montreal leve casaco quentes. Mesmo no verão bate um bento gelado, então se prepare com um corta vento.
- Peça informações nas ruas, todo morador é solicito e educado. Gentileza gera gentileza.
- Se você viajar em família você tem desconto nos ingressos e no transporte. Isso pode render uma boa economia.